Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mário Soares "pode ter-se enganado no acessório mas nunca no fundamental"

António Costa preparou na Índia um vídeo para homenagear Mário Soares.

Mário Soares "pode ter-se enganado no acessório mas nunca no fundamental"
Notícias ao Minuto

13:37 - 10/01/17 por Carolina Rico

País António Costa

Apesar de não estar presente na cerimónias fúnebres de Mário Soares, António Costa não deixou de prestar homenagem ao antigo chefe de Estado através de um vídeo gravado durante a visita de Estado (que ainda decorre) à Índia.

“A história guardará o seu nome a sua história e o seu exemplo (...) um exemplo de génio político, de amor à vida e de energia criadora, um exemplo de político”, disse o primeiro-ministro.

Mário Soares “pode ter-se enganado às vezes no acessório, mas nunca se enganou no que era fundamental, a visão que tinha do país, de Portugal e do mundo”, afirmou Costa.

“Republicano, laico e socialista, assim se disse e assim se quis. E poderíamos acrescentar humanista, universalista, português, europeu, cidadão do mundo”, acrescentou, vincando que "unir os portugueses servir Portugal foi um dos seus lemas. Lutou sofreu agiu edificou e viveu".

Recordando o percurso pessoal e político de Soares, o chefe do Governo destacou ainda "a sua astúcia criadora e divertida" e as suas "gargalhadas contagiantes (...) Como dissemos tantas vezes, Soares é fixe".

"Para homens como Mário Soares a morte existe menos do que para outros homens”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório