Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Miranda do Corvo foi concelho com menor área ardida do país desde sempre

O concelho de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, registou este ano a menor área ardida de sempre, em contraponto com o panorama nacional, disse à agência Lusa fonte municipal.

Miranda do Corvo foi concelho com menor área ardida do país desde sempre
Notícias ao Minuto

11:00 - 30/10/16 por Lusa

País Miranda do Corvo

Num território de 126,38 quilómetros quadrados, em que 73% é ocupado por floresta, registaram-se apenas 2,31 hectares de área ardida, em 13 ocorrências, sete delas durante a noite, de acordo com o Comandante Operacional Municipal, Fernando Jorge.

"Esta situação deveu-se a um conjunto de fatores, entre eles uma aposta forte da autarquia no reforço dos meios dos bombeiros e das infraestruturas e na abertura e limpeza de estradas florestais", sublinhou o responsável, que é também comandante dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo.

Segundo Fernando Jorge, nos últimos dois anos foram abertos e limpos cerca de 350 quilómetros de estradas e caminhos florestais.

Por outro lado, acrescentou, houve também a construção e remodelação de pontos de água de abastecimento a meios aéreos e terrestres, que agilizaram o combate aos fogos.

Entre 2011 e 2015, os incêndios consumiram 1.270 hectares de floresta no concelho de Miranda do Corvo.

De acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais, ardeu este ano em Portugal uma área superior a 160 mil hectares, mais do dobro dos últimos oito anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório