Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Não é obrigatório mudar de manual de matemática"

O ministro da Educação, Nuno Crato, afirmou, na RTP, que as alterações programáticas no ensino de Matemática, que têm suscitado alguma polémica, não constituem de facto um novo programa, mas sim uma actualização do já existente, não sendo por isso “obrigatório mudar de manual”. O governante garantiu que “os conteúdos são os mesmos”.

"Não é obrigatório mudar de manual de matemática"
Notícias ao Minuto

20:35 - 23/04/13 por Notícias Ao Minuto

País Crato

O ministro da Educação insiste em recusar a ideia de que as alterações ao programa de Matemática se traduzem num novo programa, e garante que não vão obrigar à compra de novos manuais, ainda que algumas editoras tenham optado por fazer novas edições, explicou Nuno Crato em entrevista à RTP.

“O que muda no programa são as indicações pedagógicas que vão ser eliminadas, ficando os professores com maior liberdade para ensinar os alunos”, disse o governante, adiantando que “não faz sentido falar em instabilidade”.

Para o ministro da Educação, a eliminação dos conselhos pedagógicos não faz falta, porque “os professores são muito competentes, e mesmo os novos são muito empenhados”.

Questionado sobre o nível de ensino da disciplina e os resultados dos alunos portugueses, que ficam, por exemplo, à frentes dos estudantes alemães, Crato lembrou que “o facto de estarmos à frente dos medíocres não quer dizer que sejamos bons”.

Na opinião do ministro, é preciso olhar para Singapura e para a Coreia. “Portugal continua abaixo da média”, acrescentou Nuno Crato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório