Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Um carro ardido, um seguro que não paga? Controvérsia instalada

Após uma queixa que levantou polémica, a seguradora garante que foi “muito além das suas obrigações legais” no caso do Andanças.

Um carro ardido, um seguro que não paga? Controvérsia instalada
Notícias ao Minuto

14:30 - 24/08/16 por Carolina Rico

País Andanças

Rui Flórido foi um dos 422 condutores que ficou com o seu carro (destacado na fotografia) completamente destruído pelo incêndio que deflagrou no parque de estacionamento do festival Andanças, no dia 3 de Agosto.

À semelhança dos restantes lesados, contactou a sua seguradora, Fidelidade, para avaliar a situação, mas não gostou da resposta. Queixou-se nas redes sociais e instalou a controvérsia.

Entre quem defendia o seu ponto de vista e quem defendia a seguradora, o comentário foi comentado mais de 1.400 vezes e teve mais de 19 mil partilhas.

Segundo o próprio, a Fidelidade disse que não podia “atender à reclamação”, não se dispôs a fazer uma “peritagem que ateste a perda total do veículo” e tratou os seus clientes “apenas como pagadores de apólices”, sem admitir que esta se tratava de uma “situação excecional”.

Em resposta ao seu comentário a seguradora garantiu que fora enviado “um perito para o local do acidente, para que se pudesse avaliar no terreno todas as situações ocorridas” e entregou em indemnizações cerca de 320 mil euros.

Contactada pelo Notícias ao Minuto, a Fidelidade reiterou estas afirmações e detalhou que foram abertos processos de apólices com danos próprios e com cobertura de incêndio, estando nesta fase a maioria dos processos fechados e as indemnizações atribuídas e os restantes em fase final de regularização.

A seguradora garantiu ter oferecido assistência em viagem aos clientes, independentemente do âmbito da proteção, para os retirar do recinto, e proteção jurídica para todos os clientes com responsabilidade civil.

Isto, “por forma a prestar todo o apoio necessário na recuperação do valor do automóvel, de acordo com o apuramento das responsabilidades ainda em averiguação pelas autoridades”.

A Fidelidade diz ainda ter “ido muito além das suas obrigações legais” e lembra que o custo de um 'upgrade' do seguro automóvel para um plano que inclui a “proteção de danos da natureza, roubo e incêndio” tem um acréscimo médio no custo do seguro de aproximadamente 20 euros por ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório