Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Cabo Verde celebra hoje 41º aniversário da independência

Cabo Verde comemora hoje o seu 41º aniversário da independência com diversas atividades e o ponto alto será uma sessão solene no Parlamento, que contará com a presença do secretário de Estado da Defesa português, Marcos Perestrello.

Cabo Verde celebra hoje 41º aniversário da independência
Notícias ao Minuto

06:32 - 05/07/16 por Lusa

País Comemorações

Durante a sessão solene, aberta aos cidadãos, estão previstas intervenções dos líderes parlamentares do Movimento para a Democracia (MpD), Rui Figueiredo Soares, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, e do deputado e líder da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro.

Contará também com intervenções, por esta ordem, do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, e do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que fará o encerramento da cerimónia que marca as atividades políticas.

O evento vai contar com a presença das mais altas figuras do Estado cabo-verdiano, como o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, outros membros do Governo, corpo diplomático, combatentes da liberdade, entidades militares, religiosas e organizações da sociedade civil.

Portugal estará representado pelo secretário de Estado da Defesa português, Marcos Perestrello, que realiza visita oficial a Cabo Verde.

O dia da independência de Cabo Verde, conseguida de Portugal a 05 de julho de 1975, começa cedo, com o Presidente da República a depositar uma coroa de flores no memorial Amílcar Cabral, na Várzea.

As atividades comemorativas do 41º aniversário da independência de Cabo Verde acontecem durante todo o dia e um pouco por todos os concelhos e ilhas do arquipélago.

Cabo Verde comemora mais um aniversário da independência num ano marcado por eleições legislativas, que ditaram a vitória do MpD, que suporta agora o Governo, após 15 anos de governação liderada pelo PAICV.

Ainda este ano o país realiza eleições autárquicas (04 de setembro) e presidenciais (2 de outubro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório