Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Ministro marca reunião com autarcas do Porto em Lisboa em pleno S. João

O ministro do Planeamento agendou para o fim da tarde da véspera de S. João, em Lisboa, a reunião com os autarcas da Área Metropolitana do Porto para esclarecer "a metodologia usada" na distribuição de fundos comunitários suplementares.

Ministro marca reunião com autarcas do Porto em Lisboa em pleno S. João
Notícias ao Minuto

16:33 - 17/06/16 por Lusa

País Planeamento

A data -- dia 23 - foi hoje avançada pelo presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), Hermínio Loureiro, em resposta aos jornalistas, no final de uma reunião extraordinária daquele órgão.

Segundo Hermínio Loureiro, a data pode vir a ser alterada, porque "no Norte, em geral, e no Porto, em particular, o dia de S. João é um dia relevante" e os autarcas pretendem sensibilizar o ministro Pedro Marques para esse facto.

A reunião está prevista para o final da tarde do dia 23, em Lisboa, disse, e se o ministro "for sensível aos argumentos" será marcada nova data.

"Vamos procurar resolver essa situação, mas se o senhor ministro insistir nessa mesma data, eu assumo o compromisso de ir à reunião, naturalmente", concluiu.

No início do mês, a maioria dos autarcas da AMP decidiu chamar o ministro do Planeamento ao CmP para que "explique a metodologia usada" na distribuição de fundos comunitários suplementares, aparentemente disponíveis apenas para alguns municípios.

A proposta de chamar o ministro Pedro Marques para uma reunião de trabalho foi feita pelo presidente da Câmara de Valongo, em reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), à qual faltaram os autarcas do Porto, Matosinhos, Gaia e Gondomar, que não assinaram os contratos de financiamento comunitário relativos aos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU) propostos pela Comissão e Desenvolvimento Regional do Norte CCDR-N.

Nesta reunião, os presidentes das câmaras de Vila do Conde e da Trofa, Elisa Ferraz (PS) e Sérgio Humberto (PSD), respetivamente, não pouparam críticas ao ministro Pedro Marques e aos seus colegas do Porto, de Matosinhos, de Gaia e de Gondomar, por ter existido "uma negociata feita nas costas" dos outros municípios relativamente a um pacote suplementar de fundos comunitários no valor de 20,4 milhões de euros.

No dia 02, o Governo anunciou a exoneração do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, "por incumprimento reiterado das orientações da tutela sobre matérias inerentes ao exercício das suas funções".

JAP (JRS/LIL) // MSP

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório