Uma jovem de 21 anos, de nacionalidade portuguesa, morreu, na tarde deste domingo, no supermercado Intermarché, em Santo André, em Santiago do Cacém, confirmou ao Notícias ao Minuto a GNR de Setúbal.
A jovem teve inicialmente um ataque de ansiedade, segundo referiu fonte anónima ao Notícias ao Minuto, . Perante esta informação, foram chamados os serviços de urgências que desvalorizaram a situação.
"O CODU não mandou sair a ambulância... Disse que um ataque de ansiedade não é doença", garante a mesma fonte.
Assim, os serviços apenas chegaram 20 minutos após a primeira chamada, já depois da insistência de um bombeiro que acelerou o processo, e a jovem acabou por falecer com uma paragem cardiorespiratória. No local, e antes da chegada dos bombeiros, a jovem ainda recebeu manobras de reanimação, mas sem sucesso.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Santo André, Alberto Trigo, explicou ao Notícias ao Minuto que foi um bombeiro em serviço, na sua hora de almoço, e que se encontrava no supermercado, que foi alertado por um segurança para a relevância da situação.
O bombeiro acabou por contactar o quartel para que uma ambulância seguisse para o local.
Bombeiro e segurança encontraram a jovem na casa de banho - onde se tinha trancado e pedido que os amigos saíssem - e, ao forçarem a entrada, depararam-se com a vítima em paragem cardiorespiratória. Ambos fizeram manobras de reanimação sem sucesso.
O comandante confirmou ainda que o CODU teria reavaliado a situação depois da chamada do bombeiro, tendo desviado a VMER do Litoral Alentejano, que se encontrava a caminho de outra ocorrência, para o Intermarché de Santo André.
O corpo acabou por ser transportado para o Instituto de Medicina Legal de Santiago do Cacém pelos Bombeiros Voluntários de Santo André.
[Notícia atualizada às 21h27]