Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Abertas provas de português para quem quer obter nacionalidade

Os estrangeiros que queiram obter nacionalidade portuguesa podem, até 01 de abril, inscrever-se na prova de conhecimento da língua portuguesa, coordenada pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), que se realiza no final de abril, em 46 escolas.

Abertas provas de português para quem quer obter nacionalidade
Notícias ao Minuto

21:16 - 14/03/16 por Lusa

País IAVE

A Prova de Conhecimento da Língua Portuguesa para a Obtenção da Nacionalidade (PaN) tem um custo de 65 euros e "destina-se aos cidadãos estrangeiros que pretendam adquirir a nacionalidade portuguesa, e certifica o nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR)".

O exame linguístico, que decorre em 46 escolas do território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, e que deverá decorrer no final do mês de abril, em data ainda a fixar pelo IAVE, teve um período de pré-inscrição há um ano, tendo registado menos de 500 interessados, segundo dados do instituto.

São sobretudo cidadãos brasileiros, e oriundos dos países de língua oficial portuguesa, os pré-inscritos para a prova, mas há também romenos e ucranianos, entre outros, acrescentou o instituto.

Realizada pela última vez em 2010, sob responsabilidade da Direção-Geral de Educação, a PaN teve nessa altura quase quatro mil interessados.

Apesar de instituições como os centros de línguas de algumas universidades poderem certificar o domínio da língua portuguesa por cidadãos estrangeiros, apenas o IAVE tem a incumbência de garantir provas acessíveis a qualquer interessado, prevendo provas adaptadas a cidadãos com deficiência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório