A Prova de Conhecimento da Língua Portuguesa para a Obtenção da Nacionalidade (PaN) tem um custo de 65 euros e "destina-se aos cidadãos estrangeiros que pretendam adquirir a nacionalidade portuguesa, e certifica o nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR)".
O exame linguístico, que decorre em 46 escolas do território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, e que deverá decorrer no final do mês de abril, em data ainda a fixar pelo IAVE, teve um período de pré-inscrição há um ano, tendo registado menos de 500 interessados, segundo dados do instituto.
São sobretudo cidadãos brasileiros, e oriundos dos países de língua oficial portuguesa, os pré-inscritos para a prova, mas há também romenos e ucranianos, entre outros, acrescentou o instituto.
Realizada pela última vez em 2010, sob responsabilidade da Direção-Geral de Educação, a PaN teve nessa altura quase quatro mil interessados.
Apesar de instituições como os centros de línguas de algumas universidades poderem certificar o domínio da língua portuguesa por cidadãos estrangeiros, apenas o IAVE tem a incumbência de garantir provas acessíveis a qualquer interessado, prevendo provas adaptadas a cidadãos com deficiência.