De acordo com uma informação conjunta do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) e do Júri Nacional de Exames (JNE), datada de terça-feira, “todas as provas com cor apresentam o código”.
A informação acrescenta que, para os exames do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos), ensino secundário e provas de exames finais nacionais, de acordo “com a prática iniciada no ano lectivo 2010/2011”, serão também disponibilizados enunciados específicos para alunos cegos, alunos com baixa visão e alunos com limitações motoras severas.
“A disponibilização das provas em Braille será assegurada para 2013 e para os anos subsequentes”, assegura ainda.
Em Janeiro, o Ministério da Educação anunciou que os enunciados das provas finais e dos exames nacionais para alunos cegos e com baixa visão serão apresentados este ano num formato digital específico ou em documento com entrelinha 1,5, em formato PDF.
O ministério adiantou também que fica salvaguardada a possibilidade de este ano, com caráter transitório, os alunos que não reúnam condições para realizar as provas em formato DAISY (Digital Accessible Information System), poderem fazê-las transcritas em Braille.