Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Viram a morte 'bater à porta'. Agora procuram uma nova oportunidade

Cães abandonados à fome em Póvoa de Lanhoso têm uma nova vida.

Notícias ao Minuto

19:51 - 10/02/16 por Andrea Pinto

País Canil

Em dezembro do ano passado foi notícia em vários meios de comunicação social uma propriedade de Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, onde cerca de uma centena de bovinos estava a morrer à fome.

O seu proprietário alegava não ter condições para tratar dos animais e semanas mais tarde a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) decidiu intervir, resgatando nove ovinos, um suíno, 78 bovinos e 28 cavalos. Pelo meio encontraram, ainda, algo com que não contavam: seis cães.

Estes últimos foram levados para o canil municipal, tendo ficado sob a responsabilidade da CAPA - Clube de Adopção e Protecção de Animais da Póvoa de Lanhoso, associação encarregue dos animais que ali se encontram.

E é precisamente por estes últimos seis animais que o assunto volta a ser notícia. Mas, desta vez, pelos melhores motivos.

Os seis cães, que tinham sarna, estavam subnutridos e apresentavam feridas, estão recuperados e à procura de uma casa. Um deles já encontrou, inclusivamente, o seu lar de origem.

Fidel tinha desaparecido de casa em janeiro de 2015. Na altura os seus donos lançaram um pedido de ajuda para encontrá-lo mas até ao momento não havia novidades do animal. Ao resgatá-lo, a CAPA percebeu que este tinha um microchip de identificação através do qual conseguiram voltar a juntar os donos e o animail.

Já os restantes cinco recuperaram a sua saúde e estão prontos para encontrar uma família que lhes dê uma vida agradável.

“Quando aqui chegaram vinham muito assustados mas já estão conquistados. Aliás, basta ter as pessoas certas para tratá-los que ficam bem”, afirma Paula Carvalho, responsável da associação, ao Notícias Ao Minuto.

Segundo a responsável, a associação continua a trabalhar para ajudar os animais a recuperar tanto psicologicamente como fisicamente, motivo pelo qual partilharam recentemente nas redes sociais um vídeo onde provam as melhorias dos animais.

Para consegui-lo, toda a ajuda é pouca. A CAPA, embora usufrua das instalações do canil municipal, necessita de efectuar gastos com a comida e os tratamentos dos animais. Essa ajuda pode ser feita através do apadrinhamento dos animais, de doação ou através da adoção.

Se quer ajudar os animais numa nova vida, clique aqui e saiba como pode ajudar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório