Em dezembro do ano passado foi notícia em vários meios de comunicação social uma propriedade de Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, onde cerca de uma centena de bovinos estava a morrer à fome.
O seu proprietário alegava não ter condições para tratar dos animais e semanas mais tarde a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) decidiu intervir, resgatando nove ovinos, um suíno, 78 bovinos e 28 cavalos. Pelo meio encontraram, ainda, algo com que não contavam: seis cães.
Estes últimos foram levados para o canil municipal, tendo ficado sob a responsabilidade da CAPA - Clube de Adopção e Protecção de Animais da Póvoa de Lanhoso, associação encarregue dos animais que ali se encontram.
E é precisamente por estes últimos seis animais que o assunto volta a ser notícia. Mas, desta vez, pelos melhores motivos.
Os seis cães, que tinham sarna, estavam subnutridos e apresentavam feridas, estão recuperados e à procura de uma casa. Um deles já encontrou, inclusivamente, o seu lar de origem.
Fidel tinha desaparecido de casa em janeiro de 2015. Na altura os seus donos lançaram um pedido de ajuda para encontrá-lo mas até ao momento não havia novidades do animal. Ao resgatá-lo, a CAPA percebeu que este tinha um microchip de identificação através do qual conseguiram voltar a juntar os donos e o animail.
Já os restantes cinco recuperaram a sua saúde e estão prontos para encontrar uma família que lhes dê uma vida agradável.
“Quando aqui chegaram vinham muito assustados mas já estão conquistados. Aliás, basta ter as pessoas certas para tratá-los que ficam bem”, afirma Paula Carvalho, responsável da associação, ao Notícias Ao Minuto.
Segundo a responsável, a associação continua a trabalhar para ajudar os animais a recuperar tanto psicologicamente como fisicamente, motivo pelo qual partilharam recentemente nas redes sociais um vídeo onde provam as melhorias dos animais.
Para consegui-lo, toda a ajuda é pouca. A CAPA, embora usufrua das instalações do canil municipal, necessita de efectuar gastos com a comida e os tratamentos dos animais. Essa ajuda pode ser feita através do apadrinhamento dos animais, de doação ou através da adoção.
Se quer ajudar os animais numa nova vida, clique aqui e saiba como pode ajudar.