'Peste negra' promete "assombrar" Ministério da Saúde no sábado

As figuras medievais da época da peste negra vão voltar no próximo sábado a Lisboa, frente ao Ministério da Saúde, numa iniciativa do Colectivo Negativo, que já organizou um cerco com soldadinhos de plástico ao Parlamento.

--

©

Lusa
05/03/2013 13:54 ‧ 05/03/2013 por Lusa

País

Protestos

A acção “Da Peste – Urbi et Orbi” resulta de uma parceria entre o grupo activista de performance, teatro e instalação e a banda de percussão ‘Slap – hand to hand’, para “alertar para a situação vivida no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

A convite da Plataforma Cidadã de Resistência à Destruição do SNS, o Colectivo Negativo vai fazer um “assombramento” ao Ministério da Saúde, com a “recuperação de figuras medievais da época da peste negra, nomeadamente o Doutor da Peste e as Danças Macabras”.

O Doutor da Peste vai referir a quem passa o “prenúncio de morte que assola o país”, anuncia a associação, em comunicado, acrescentado que será distribuído um texto acerca da “sociedade do espectáculo, a partir de excertos do texto O Teatro e a Peste, de Antonin Artaud”.

 “Não podemos fechar os olhos ao que a austeridade está a provocar no SNS e na educação, quando estes são os mais importantes factores de coesão social”, afirmam os “cidadãos e artistas”.

O Colectivo Negativo foi criado em Janeiro de 2012 para proporcionar uma “reflexão est(ética) ao espectador fora dos círculos artísticos habituais”.

Os ‘Slap - Hand to Hand’ são uma banda com bases na percussão da África Ocidental e tem o objectivo de misturar a cultura Mandinga/Griot com a urbana.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas