Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Mais de 800 quilos de lasanha retirados de comercialização na Madeira

A Inspecção Regional das Actividades Económicas da Madeira (IRAE) retirou de comercialização na região 203 caixas de lasanha ultracongelada, num total de 812 quilos, por suspeita de conterem carne de cavalo, informou esta quarta-feira o Governo madeirense.

Mais de 800 quilos de lasanha retirados de comercialização na Madeira
Notícias ao Minuto

22:50 - 27/02/13 por Lusa

País Carne de cavalo

A secretaria regional dos Assuntos Sociais adianta, numa nota, que a IRAE “tem vindo a realizar acções de fiscalização a estabelecimentos de comércio por grosso e a retalho na Região Autónoma da Madeira, na sequência da notificação do Sistema Comunitário de Alerta Rápido para a Alimentação (RASFF), “dando conta da introdução e comercialização de preparados de carne de bovino congelada suspeita de conter também carne de cavalo”.

“Em resultado das acções até agora empreendidas, foram detectadas e retiradas da comercialização 203 caixas de lasanha ultracongelada, perfazendo um total de 812 quilos”, diz o mesmo documento.

Os serviços do executivo madeirense asseguram também que “os produtos em causa se encontravam em armazém, não chegando por conseguinte, a ser introduzidos no comércio a retalho e, consequentemente, aos consumidores”

A fraude da carne de cavalo começou em Janeiro, quando se descobriram no Reino Unido lasanhas da marca Findus que deveriam ser de carne de vaca, mas que tinham 100% de carne de cavalo.

À medida que se foi encontrando carne de cavalo em alimentos transformado noutros países da Europa, como na Alemanha e na França, foi-se percebendo a dimensão da fraude, que torna a produção destes alimentos mais barata.

A ASAE instaurou na quinta-feira cinco processos-crimes a empresas portuguesas por fraude sobre mercadoria e apreendeu 79 mil quilogramas de carne contendo vestígios de carne de cavalo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório