Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Arriba fóssil com 250 milhões de anos em risco por causa de praia

Geólogos estão revoltados com a situação.

Arriba fóssil com 250 milhões de anos em risco por causa de praia
Notícias ao Minuto

10:28 - 21/09/15 por Notícias Ao Minuto

País Sagres

Para que os veraneantes cheguem mais facilmente à praia do Telheiro, em Sagres (Algarve), a Câmara Municipal de Vila do Bispo decidiu levar a cabo uma intervenção numa das mais importantes arribas do mundo.

De acordo com o jornal Público, a arriba em causa situa-se a caminho da praia do Telheiro e tem cerca de 250 milhões de anos, sendo um dos muitos locais da Costa Vicentina que se encontra em estado natural. O geólogo Galopim de Carvalho descreveu esta arriba como “muito mais importante do que o internacionalmente conhecido Siccar Point, na Escócia”.

Agora, para facilitar o acesso à praia, a autarquia local decidiu terraplanar o local, isto é, encher a depressão para que o terreno fique aplanado.

Esta decisão foi alvo de muitas críticas. Em declarações ao Público, Ana Ramos, da Universidade de Lisboa, garante que a arriba é “um monumento que não se vê em mais lado nenhum em Portugal e que é muito raro encontrar, mesmo na Europa”.

Face a estas acusações, o presidente da Câmara Municipal de Vila de Bispo garantiu ao Público que se trata apenas de “melhoramentos num caminho pré-existente”, mas a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território decidiu, na semana passada, que é imperativa a “necessidade de suspender qualquer intervenção na área enquanto não foi devidamente comprovada a legalidade das intervenções em causa”.

Esta posição surge porque a arriba está situada na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicente. Ainda assim, e perante a determinação da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, o autarca Adelino Soares diz ao Público que não entende o “fundamentalismo” que está à volta da questão, garantindo que o objetivo é apenas o de “melhorar o acesso à praia do Telheiro, permitindo o acesso aos veículos de socorro em caso de acidente”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório