Navio com 19 lituanos permanece arrestado há 3 meses
A Administração do Porto de Aveiro (APA) disse hoje estar a acompanhar com preocupação a situação dos 19 tripulantes no navio 'Voruta', que se encontra arrestado há mais de três meses no Porto de Aveiro.
© Global Imagens
País Porto de Aveiro
O navio deu entrada a 1 de maio no Porto de Aveiro para carregar cimento e deveria partir no prazo de uma semana com destino a Malabo, na Guiné Equatorial, mas ainda permanece acostado no Terminal Norte.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da APA, Pedro Braga da Cruz, disse que o navio, com bandeira da Lituânia, está impedido de sair do Porto de Aveiro devido a um arresto judicial da embarcação, por dívidas do armador.
O mesmo responsável disse que se trata de uma situação "muito delicada", adiantando que espera que o problema esteja ultrapassado em breve e que o navio possa deixar o porto.
"O problema mais grave para a APA é o social. É das pessoas que estão a bordo que estão presas ao navio e que têm que ir vivendo", disse à agência Lusa, Braga da Cruz.
O caso tem estado a ser gerido pelo agente de navegação do navio (empresa que representa o armador em território nacional), que nega que os tripulantes estejam a passar por dificuldades.
"Os tripulantes não estão presos, porque são comunitários e podem entrar e sair quando quiserem. Todos os dias vão à cidade (Gafanha da Nazaré). Ainda esta semana abastecemos o navio com provisões, no valor de mais de dois mil euros", disse um representante do agente de navegação.
A mesma fonte referiu ainda que, atualmente, estão a decorrer obras no gerador do navio e espera que a embarcação possa zarpar do porto até ao final deste mês.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com