Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

EDP já repôs electricidade em "mais de 99%" dos casos

O presidente executivo da EDP, António Mexia, revelou esta quarta-feira que foi reposto o abastecimento de energia eléctrica a "mais de 99%" dos casos de interrupção, devido ao mau tempo, devendo o que falta ficar normalizado "nos próximos dias".

EDP já repôs electricidade em "mais de 99%" dos casos
Notícias ao Minuto

20:02 - 23/01/13 por Lusa

País Mexia

Com o mau tempo do passado fim-de-semana, disse, "foram afectados 11 mil quilómetros de linha".

"No primeiro dia ficaram repostos mais de 90% das pessoas que tinham sido afectadas, no segundo dia 97% e, hoje, estão repostas mais de 99%", argumentou António Mexia.

O presidente executivo da EDP falava à margem da inauguração da segunda central hidroeléctrica do Alqueva, no Alentejo, resultante de um investimento de 190 milhões de euros.

Quando questionado pelos jornalistas sobre como explica que o abastecimento de energia eléctrica ainda não tenha sido restabelecido em todas as zonas afectadas, Mexia recusou que tenha passado muito tempo: "Não é há tantos dias".

Neste momento, realçou, a área que falta é "totalmente residual, menos de 1%" e apenas se deve a "dificuldades de acesso" a essas localidades.

"Hoje foi preciso a intervenção de mecânica do Exército para termos acesso a essas zonas mais remotas, onde, obviamente, há muito menos gente e, portanto, menos gente afectada", explicou.

A título de exemplo, o presidente executivo da EDP aludiu à zona de Pombal, onde "tiveram de ser reconstruídos do zero 95 quilómetros de rede", o que "não se faz numa hora".

A reposição da rede de abastecimento de electricidade "está a 99% e o resto tem a ver com destruição de rede", reforçou.

O trabalho está a decorrer e António Mexia disse esperar que, "nos próximos dias", a electricidade possa ser reposta nas aldeias mais remotas.

"Neste momento, temos a ajuda do Exército para lá chegar. Por isso, vamos com a tropa", sublinhou.

Questionado sobre se a EDP já apurou o valor financeiro dos prejuízos que sofreu, o presidente executivo da empresa afiançou que, agora, "essa não é a questão que interessa às pessoas", mas reconheceu que será necessário reinvestir "muitos milhões de euros".

"Quando temos que recuperar 11 mil quilómetros de linha, utilizámos mais de mil pessoas, mais de 400 viaturas, helicópteros para detectar o foco das recuperações, estamos a falar de muitos milhões de euros", mas que "ainda não estão contabilizados".

Mexia fez ainda questão de realçar que, nos últimos 12 anos, a empresa reduziu de "625 minutos para 58 o tempo de interrupção equivalente", ou seja, o número de minutos em que as pessoas ficam sem electricidade.

"O que interessa às pessoas lá em casa" é saberem que têm "a EDP com a melhor qualidade de serviço de sempre na história de Portugal e que, mais uma vez, demonstrou a capacidade de ir imediatamente para o terreno, com todos os meios e sem olhar a custos", argumentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório