Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Funerais dos cinco peregrinos realizam-se hoje à tarde

Os funerais dos cinco peregrinos que morreram na madrugada de sábado, em Cernache, Coimbra, após o despiste de um carro, realizam-se hoje à tarde em Mortágua, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, José Júlio Norte.

Funerais dos cinco peregrinos realizam-se hoje à tarde
Notícias ao Minuto

06:17 - 05/05/15 por Lusa

País Mortágua

Os corpos foram autopsiados na segunda-feira e, segundo José Júlio Norte, chegam às 11:30 ao salão polivalente dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, onde ficarão em câmara ardente até à hora da missa (15:00).

Três dos corpos serão depois levados para o cemitério municipal de Mortágua e os outros dois para os cemitérios de Vale de Remígio e de Sobral, no mesmo concelho.

O autarca explicou que a intenção de realizar os cinco funerais ao mesmo tempo se prendeu com o facto de se tratar "de uma comunidade pequena, com muitos amigos que faleceram em simultâneo".

O acidente, ocorrido às 04:00 de sábado, provocou a morte de cinco peregrinos, dois dos quais escuteiros, após o automóvel se ter despistado à saída de uma curva e invadido a faixa contrária onde seguiam, a pé, cerca de 80 pessoas provenientes de Mortágua com destino a Fátima.

O condutor envolvido no acidente foi proibido, pelo tribunal, de conduzir e obrigado a apresentações semanais às autoridades, informou fonte judicial.

O Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra decidiu aplicar as medidas de coação de suspensão da atividade de condução e de apresentações semanais às autoridades ao condutor envolvido no acidente, que provocou cinco mortos e quatro feridos num grupo de peregrinos de Mortágua, disse na segunda-feira um membro do gabinete de apoio à presidência da Comarca de Coimbra, Ana Paula Fonseca.

O arguido, que está indiciado de cinco crimes de homicídio negligente, começou a ser ouvido no Tribunal de Instrução Criminal às 17:15 de segunda-feira, depois de ter sido ouvido de manhã no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra.

O processo prossegue agora para inquérito no DIAP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório