Juiz vai selar escutas entre Sócrates e espião 'infiltrado'

O Procurador Rosário Teixeira não quer transcrever as escutas intercetadas durante a Operação Marquês, entre José Sócrates e José Almeida Ribeiro que falavam sobre a vida interna do Partido Socialista, neste caso sobre a liderança de António José Seguro. Mas também não vão ser destruídas, as provas vão ficar seladas num envelope a mando do juiz Carlos Alexandre, avança o jornal i.

José Sócrates

© Reuters

Notícias Ao Minuto
23/01/2015 11:28 ‧ 23/01/2015 por Notícias Ao Minuto

País

Operação Marquês

As conversas telefónicas entre José Sócrates e o espião de António José Seguro, José Almeida Ribeiro que foram intercetadas durante as escutas da Operação Marquês não irão entrar para o processo, segundo a decisão do procurador Rosário Teixeira, apurou o jornal i.

As conversas tidas sobre matéria político-partidária não serão transcritas para o processo – por não serem considerados meios de prova que sustentem os esquemas de corrupção em investigação.

O juiz Carlos Alexandre concordou com esta decisão, mas não irá destruí-las, pois as conversas irão ficar seladas, dentro de um envelope.

A decisão de selar estas conversas surge pela necessidade de evitar os incidentes do caso Face Oculta, um processo em que os arguidos usaram a decisão de destruição de algumas escutas para invocar a nulidade do processo.

Recorde-se que José Almeida Ribeiro foi assessor do ex-primeiro-ministro, tendo sido promovido a seu secretário de Estado adjunto no seu segundo governo.

Sabe-se que Almeida Ribeiro foi fonte direta de Sócrates para descobrir o que se passava nos corredores do PS. Enquanto Sócrates estava em Paris, o conselheiro de Seguro fazia, por telefone, briefings sobre o que se passava.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas