Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Passageiro de navio morre em acidente com cabo de amarração

Um passageiro de um navio da empresa pública dos Açores Transmaçor morreu na sexta-feira à noite na ilha do Pico depois de ser atingido por um cabo de amarração que rebentou, disse à Lusa fonte dos bombeiros de São Roque.

Passageiro de navio morre em acidente com cabo de amarração
Notícias ao Minuto

07:11 - 15/11/14 por Lusa

País Pico

O acidente ocorreu no porto de São Roque do Pico, quando o navio "Gilberto Mariano", que faz ligações entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, se encontrava em manobras de atracagem, adiantou, por seu turno, o capitão do porto da Horta, Diogo Vieira Branco.

"Um dos cabeços de amarração partiu e foi projetado para o interior do navio, vindo a atingir um dos passageiros", acrescentou a mesma fonte, referindo que o acidente resultou da agitação marítima que então se verificava no interior do porto.

Segundo explicou, o comandante do navio acabou por não atracar, voltando posteriormente ao cais, depois da saída de um navio porta-contentores que também se encontrava atracado no porto comercial de São Roque do Pico, para que o passageiro ferido pudesse ser assistido.

O ferido ainda foi transportado ao Centro de Saúde de São Roque, que solicitou a deslocação ao Pico de um avião da Força Aérea Portuguesa, para a transferência do paciente, que acabou por falecer antes de sair da ilha.

Segundo o capitão do porto da Horta, já foi instaurado um processo de averiguações para apurar as causas deste acidente.

A agitação marítima provocou, também esta semana, o rebentamento de dois cabeços de amarração na Madalena, igualmente na ilha do Pico, durante a operação de atracagem com o "Mestre Simão", o navio gémeo do "Gilberto Mariano".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório