Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Santa Casa abre inquérito a contratos suspeitos

A Santa Casa de Misericórdia de Lisboa instaurou um inquérito interno depois de o Público ter confrontado a instituição com o facto de, pelo menos, 18 contratos públicos terem sido adjudicados a um grupo de empresas recém-criadas e pertencentes a pessoas com participações cruzadas em várias empresas.

Santa Casa abre inquérito a contratos suspeitos
Notícias ao Minuto

09:10 - 09/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Misericórdia

O Público revela, este domingo, que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa abriu um inquérito interno e ‘apertou’ as regras para a aquisição de bens e serviços e para a adjudicação de empreitadas.

A mesma publicação explica que foram adjudicados, desde 2012, pelo menos 18 contratos públicos, avaliados em cerca de dois milhões de euros, a um grupo de 10 empresas recém-criadas e recém-fornecedoras da instituição. Outro pormenor que é de sublinhar é o facto de estas empresas pertencerem a pessoas que têm participações cruzadas nessas mesmas empresas.

O Público escreve ainda que as estruturas intermédias e superiores da Santa Casa da Misericórdia são ocupadas, há vários anos, por pessoas oriundas dos partidos que têm estado ligados à governação do país.

O jornal refere ainda que as empresas que estão ligadas a um conhecido militante do PSD têm vindo a ganhar espaço no ciclo de fornecedores da instituição pública que tem como provedor Pedro Santana Lopes, antigo primeiro-ministro do PSD.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório