Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

O Ébola e os media aos olhos de um português já corre o mundo

Ilustrou o Diário de Notícias no passado dia 10 de agosto e desde então tem corrido o mundo. O cartoon de André Carrilho sobre a forma como os media noticiam o Ébola fora de África tem chamado a atenção de outros órgãos de comunicação estrangeiros, conta o Público.

Notícias ao Minuto

20:45 - 16/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Cartoon

É um desenho simples que expressa com realismo a forma como os media encaram o Ébola fora do continente africano. O cartoon de André Carrilho ilustrou o Diário de Notícias no passado dia 10 de agosto e desde então tem sido analisado e comentado por órgãos de comunicação estrangeiros. E houve quem o quisesse nos seus jornais e revistas.

Na imagem, estão presentes doentes infetados com Ébola. Um branco e os restantes de cor negra. Os jornalistas? Esses estão a falar com o infetado branco.

A mensagem do desenho, lê-se no Público, já correu as redes sociais e expressa a forma como as pessoas tomaram consciência do perigo do vírus apenas quando este ultrapassou as fronteiras africanas e infetou os primeiros ‘brancos’.

Ao Público, o cartoonista disse que “os meios de comunicação social tendem a passar de alguma indiferença para a sobre-exposição e pânico, sem nunca deixarem de tratar o assunto numa perspetiva que opõe 'eles' [África] a 'nós' [EUA e Europa]”.

No seu mais recente cartoon, o português volta a destacar a diferença de tratamento no que toca ao Ébola, mostrando um homem negro a sair de um avião e com pessoas equipadas dos pés da cabeça à sua espera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório