Homem detido em Abrantes por perseguir companheira. "Receio e medo"

A GNR deteve um homem na cidade de Abrantes, em Santarém, por suspeitas do crime de violência doméstica. O suspeito não só perseguia a companheira como a controlava através de meios digitais, monitorizando a sua localização.

violência doméstica, agressão, mulher

© Shutterstock

Natacha Nunes Costa
26/08/2025 10:28 ‧ há 3 horas por Natacha Nunes Costa

País

Violência doméstica

Um homem de 51 anos foi detido pelo crime de violência doméstica, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém, no passado dia 21 de agosto, revelou a Guarda Nacional Republicana (GNR), esta terça-feira.

 

De acordo com os militares, o homem foi detido na sequência de uma investigação pelo crime de violência doméstica, que apurou que o mesmo exercia violência psicológica e social contra a vítima, a sua companheira, de 57 anos.

Conta a Guarda que o suspeito perseguia a mulher e controlava-a através de meios digitais, monitorizando a sua localização, atitude esta que provocava à vítima um "sentimento de insegurança, receio e medo", o que condicionava, deste modo, a sua liberdade.

Por essa razão, a investigação culminou na detenção do suspeito.

O detido já foi, entretanto, presente a primeiro interrogatório judicial, acabando por sair em liberdade, com a medida de coação de proibição de contacto com a vítima, por qualquer meio ou interposta pessoa, ou seja, através de outra pessoa.

Recorde-se que só o ano passado, foram detidas pela PSP, 1.281 pessoas pelo crime de violência doméstica, o que corresponde a um aumento de 32% em relação ao ano passado, e registadas 15.781 queixas, um aumento de 1,8%.

A PSP alerta para a necessidade de vítimas e testemunhas manterem a disponibilidade de denúncia das situações de violência doméstica, frisando que "todas as situações sinalizadas são, de imediato, alvo de avaliação de risco, no sentido de serem adoptadas com brevidade as medidas de segurança e de protecção da vítima que se afigurem urgentes para cada caso em concreto".

Esta força de segurança indica que as queixas de violência doméstica podem ser feitas por qualquer pessoa através do mail "violenciadomestica@psp.pt" ou de modo presencial nas esquadras da PSP.

Os comportamentos violentos, físicos, verbais ou psicológicos consubstanciam o crime de violência doméstica.

-------------------

A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:

  • No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;
  • Via telefónica, através do número de telefone: 112;
  • No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
  • Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
  • Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.
  • Através do e-mail da PSP: "violenciadomestica@psp.pt"

Leia Também: Bombeiro de Machico filmado a agredir a mulher. Tudo o que se sabe

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas