A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinalou, esta terça-feira, o Dia Mundial do Cão, celebrado anualmente a 26 de agosto.
De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, as autoridades destacam o "papel essencial desempenhado pelos cães da sua componente cinotécnica, que diariamente contribuem para a segurança e bem-estar de todos os portugueses".
Na mesma nota, a GNR lembra ainda quais as missões em que estes agentes de quatro patas atuam, nomeadamente:
- Patrulhamento especializado;
- Segurança de instalações sensíveis;
- Ordem pública;
- Seguimento e captura de foragidos;
- Intervenção tática em situações especiais;
- Deteção de droga, armas, papel-moeda, tabaco, explosivos e venenos;
- Deteção de cadáveres e vestígios biológicos;
- Busca e socorro a pessoas desaparecidas em meio rural ou em escombros.
As autoridades detalham também como é que as missões com estes patudos 'funcionam'. "Os cães da GNR são selecionados com base em critérios rigorosos que garantem a sua aptidão para as missões a que se destinam", garantem, apontando que "entre as raças mais comuns encontram-se o Pastor Belga Malinois, o Pastor Alemão, o Pastor Holandês e o Labrador Retriever, bem como outras como o Epagneul Breton, o Braco Alemão e o Cocker Spaniel".
Ainda quanto ao processo, é explicado que, após a seleção, "os cães frequentam um programa de formação intensivo que contempla não só o desenvolvimento de competências técnicas e físicas, mas também o fortalecimento da relação com o tratador."
A GNR adianta que a ligação entre o animal e o seu tratador é assente na "confiança, respeito e dedicação mútua", sendo fundamental a mesma fundamental para o sucesso das missões desenvolvidas pela componente cinotécnica.
"Neste Dia Mundial do Cão, a GNR presta homenagem aos seus 'militares de quatro patas', agradecendo-lhes a lealdade, a dedicação e a amizade que os tornam parceiros insubstituíveis na proteção e segurança de todos", rematam.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Conheça o 'catbinero' Naruto. Este polícia chileno é literalmente um gato