Procurar

Fnam pede respeito dos médicos que trabalham em contexto de guerra

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) associou-se hoje ao apelo internacional 'A Medicina pela Paz: Imperativo Ético e Profissional', homenageando os profissionais que trabalham em "contextos de guerra e crise humanitária".

Fnam pede respeito dos médicos que trabalham em contexto de guerra

© Shutterstock

Lusa
26/08/2025 11:13 ‧ há 6 horas por Lusa

País

FNAM

Em comunicado, a Fnam prestou "homenagem a todos os médicos e outros profissionais de saúde que, em contextos de guerra e crise humanitária, arriscam diariamente a sua vida para salvar outras".

 

"No Bangladesh, na Birmânia, no Iémen, em Moçambique (Cabo Delgado), na Palestina (Gaza e Cisjordânia), na República Democrática do Congo, na região do Sahel (no Níger, no Mali ou no Burkina Faso) e na Ucrânia, muitos enfrentam condições de trabalho extremamente adversas e riscos acrescidos para cumprir a sua missão de cuidar das populações afetadas pela violência e pelo sofrimento", refere a Fnam.

No texto publicado pela Ordem dos Médicos, o bastonário, Carlos Cortes, reitera "a importância urgente de um cessar-fogo imediato e da proteção integral aos profissionais de saúde nas zonas de conflito".

Os médicos "detêm autoridade moral e profissional para combater a violência, assegurar a proteção médica e pressionar por políticas públicas que priorizem a vida e a dignidade humana acima de quaisquer interesses bélicos ou políticos", refere o bastonário, no apelo a que a Fnam se associou hoje e que conta já com meia centena de associações e organizações subscritoras.

É "essencial que os médicos de Portugal e do mundo reforcem sua voz ativa e influente pela paz global", salientou o bastonário, no documento.

Para a Fnam, "a Medicina pode ser praticada em cenários de guerra, mas é na paz que encontra a sua verdadeira razão de ser".

Leia Também: Falta de condições de médicos dificulta prestação de cuidados paliativos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10