Um ‘diabo da poeira’, também conhecido como 'dust devil', foi avistado, na tarde de sábado, na área ardida em Unhais da Serra, no concelho da Covilhã.
O momento foi gravado e divulgado nas redes sociais, como pode ver na galeria acima.
Sublinhe-se que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), um 'diabo da poeira' trata-se de "um remoinho de vento, com uma altura entre poucos metros e algumas centenas de metros".
"A coluna de ar com movimentos verticais ascendentes, convergentes e rotativos, apresenta algumas semelhanças com a de um tornado", mas distingue-se desse fenómeno "por se dever a grandes diferenças de temperatura entre a camada de ar junto ao solo e o ar sobrejacente".
Assim, ocorre "frequentemente em situação de céu limpo, sem nuvem-mãe associada, organizando-se sempre de baixo para cima".
O concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, foi afetado, ao longo dos últimos dias, por um incêndio que começou a 13 de agosto, em Arganil, no distrito de Coimbra. Além da Covilhã, as chamas alastraram-se até Castelo Branco e Fundão.
Os fogos florestais provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Leia Também: Chega quer que inquérito avalie prevenção e combate aos incêndios desde 2017