Duas mulheres, de 21 e 24 anos, foram detidas em flagrante delito de furto de residência, na freguesia do Lumiar, em Lisboa, no passado dia 20 de agosto pelas 13h50.
Os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) foram alertados durante um patrulhamento a pé de que tinha sido acionado o alarme de um apartamento, num prédio habitacional, pelo porteiro desse mesmo edifício.
"Prontamente os polícias detetaram duas cidadãs com comportamentos suspeitos, nomeadamente na tentativa de descarte de bens que tinham na sua posse, tendo sido intercetadas quando tentavam fugir do prédio", refere o comunicado da PSP enviado às redações.
Os objetos descartados eram, na realidade, os equipamentos que as duas suspeitas terão utilizado para abrir a porta do apartamento, "materiais para ocultação da identidade das suspeitas e uma caixa com vários itens de joalharia".
"A porta encontrava-se aberta, com o canhão da fechadura desmontado no solo, verificando-se também o interior da habitação remexido", continua a nota.
As detidas terão aproveitado o facto de o proprietário estar de férias para entrarem na sua casa e furtarem.
O dono, quando contatado pelas autoridades, confirmou o conteúdo da caixa e decidiu avançar com um procedimento criminal, tendo-se dirigido rapidamente a uma esquadra próxima de onde se encontrava para fazer a queixa.
"Os bens foram posteriormente entregues ao legítimo proprietário", acrescenta a PSP no comunicado.
Após as devidas diligências, as autoridades confirmaram as suspeitas de que as duas detidas estavam envolvidas numa rede internacional dedicada a furtos a residências.
No dia seguinte à detenção, foram ambas presentes a primeiro interrogatório, tendo-lhes sido aplicadas as medidas de coação de termo de identidade e residência e proibição de abandono de território nacional.
Leia Também: Homem fica em preventiva após furto e condução perigosa em Vila do Conde