Homem de 74 anos ateia fogo na Mêda. Pôs "em risco bombeiros e populares"

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 74 anos que ateou fogo "nas proximidades de uma exploração agropecuária" e pôs "em risco bombeiros e populares que a pouco metros combatiam um incêndio preexistente".

Sede Polícia Judiciária

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
17/08/2025 11:46 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

País

Incêndios

Um homem de 75 anos foi detido, no sábado, dia 16 de agosto, pela Polícia Judiciária (PJ), na Mêda, por ser suspeito da prática do crime de incêndio florestal.

 

Em comunicado, a PJ refere que, depois de uma denúncia anónima de um cidadão afetado, foi iniciada uma investigação.

"Foi possível apurar que o suspeito terá ateado o incêndio com recurso a chama direta, num espaço de floresta, nas proximidades de uma exploração agropecuária, sem motivo evidente, pondo em risco bombeiros e populares que a poucos metros de distância combatiam um incêndio preexistente, num dia fortemente marcado por incêndios florestais no mesmo distrito", lê-se. 

A PJ explica ainda que o fogo foi "colocado nas costas daqueles que procediam ao combate da primeira frente" e que "não assumiu maiores proporções" devido à "pronta intervenção dos bombeiros". 

O detido, que tem antecedentes criminais noutro tipo de crimes, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

De recordar que o incêndio que deflagrou em Sátão na quarta-feira uniu-se ao incêndio que começou em Trancoso há mais de uma semana (dia 09), alastrando-se a 11 municípios do distrito de Viseu e da Guarda.

Os 11 municípios são: Sátão, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono e São João da Pesqueira (distrito de Viseu); Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Mêda, Celorico da Beira e Vila Nova de Foz Côa (distrito da Guarda).

Leia Também: Mais de 130 bombeiros já ficaram feridos desde o início dos incêndios

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas