Um homem foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na quarta-feira, dia 6 de agosto, em Carnide, Lisboa, por ser suspeito do crime de permanência ilegal em território nacional e desobediência qualificada.
Através de um comunicada, a PSP dá conta de que o suspeito foi "intercetado no interior do Centro Comercial Colombo" e que "não possuía qualquer documento que lhe permitisse permanecer legalmente em Portugal ou no espaço Schengen".
"Após efetuadas diligências junto da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE), foi confirmado que o suspeito teve o pedido de autorização de residência indeferido em junho de 2025, tendo sido notificado para abandono voluntário do país até julho do mesmo ano, prazo este expirado sem que o indivíduo tenha deixado o território", lê-se.
Desta forma e tendo em conta o cumprimento da legislação vigente, o suspeito foi detido "por permanência ilegal em território nacional e ainda pela prática do crime de desobediência qualificada, uma vez que não abandonou voluntariamente o país dentro do prazo estipulado para o efeito".
O detido será presente à Autoridade Judiciária competente para aplicação das medidas de coação.
Leia Também: Furta casa, é visto em carro roubado e foge da PSP no Estoril. Foi detido