Além do calor, a altura do verão é também sinónimo de férias e viagens - tendo isso em conta a Polícia de Segurança Pública (PSP) recorreu às redes sociais para deixar algumas recomendações à população para que possam seguir para os seus destinos de forma mais descansada.
O que deve fazer antes de seguir viagem?
- Tranque e verifique as portas e janelas antes de sair;
- Peça a um vizinho ou familiar para estar atento e recolher correspondência;
- Não partilhe nas redes sociais que está fora de casa;
E durante a viagem?
- Mantenha os documentos e valores junto de si;
- Desconfie de abordagens estranhas em locais movimentados;
- Guarde os objetos de valor em locais seguros e não os exiba em público;
Se viajar com crianças e idosos...
- Ensine as crianças a memorizar um contacto de emergência;
- Em locais com muita gente, defina um ponto de encontro, caso se percam;
- Peça a pulseira 'Estou Aqui!' em estouaqui.mai.gov.pt;
A PSP deixa ainda a nota de que "a sua tranquilidade começa na prevenção" para que as suas férias sejam seguras, uma vez que "prevenir é o melhor destino".
Saiba como ter as crianças 'debaixo de olho' (e os adultos também)
Motivados por garantir a segurança dos mais pequenos e dos mais graúdos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou, há já alguns anos, o programa 'Estou aqui!' para crianças e o 'Estou Aqui' para adultos.
Este programa é uma forma de ajudar a garantir que crianças e adultos estão seguras. E, no caso de desaparecerem, que sejam localizadas rapidamente.
Note-se que as pulseiras são gratuitas e seguras, têm uma identificação anónima com código alfanúmerico único e está disponível para crianças entre os 2 e os 15 anos de idade, sendo que é válida em todo o território nacional.
No caso dos adultos, o pedido é também gratuito e são dirigidas a pessoas que, em função da idade ou de patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes, ainda que momentaneamente, na via pública. Com a idade, por exemplo, podem experimentar dificuldades de memória, atenção e concentração.
O pedido pode ser feito pelo próprio utilizador, através da opção Pedido pelo(a) Próprio(a), ou por um terceiro através da opção Pedido Instituição/Cuidador. As instituições que queiram aderir ao programa podem fazer um só registo para vários utilizadores. Para tal devem utilizar a opção Pedido Instituição/Cuidador e indicar que se trata de um pedido de instituição.
Leia Também: Criança perdeu-se em Lisboa. Pulseira ajudou ao reencontro com a família