O incêndio proveniente de Vila Real lavra com uma frente ativa em Amarante e a expetativa é que seja dominado ainda esta segunda-feira.
Rui Ribeiro, comandante dos bombeiros de Amarante, garante que não há casas ameaçadas pelas chamas: "O incêndio não se vai aproximar [da freguesia]. É provável que possa chegar mais próximo, mas [as casas] estão salvaguardadas", assegurou.
Segundo o responsável, o fogo lavra com "muita intensidade", tem "muita matéria combustível" e a principal dificuldade são os acessos na frente que está agora ativa.
Às 12h00, estavam no local 239 operacionais, apoiados por 33 veículos, três máquinas de rasto e um meio aéreo.
"Acredito que hoje o incêndio vai ficar dominado e em fase de rescaldo", explicou ainda o comandante, num ponto de situação feito antes da hora de almoço. "Temos ainda muitos pontos quentes, há bastante necessidade de fazer um bom rescaldo e eliminar todos os pontos quentes para que não haja o perigo de voltar a reacender."
O fogo teve início às 23h45 de sábado, em Sirarelhos, progredindo pela serra do Alvão, aproximando-se de várias aldeias e entrou, no domingo à tarde, em Mondim de Basto. Entretanto, já chegou também ao concelho de Amarante.
Se tiver informação adicional ou imagens sobre este tema que queira partilhar connosco poderá enviar para: euvi@noticiasaominuto.com
Leia Também: Autarca de Mondim de Basto diz que aldeias de Pardelhas e Ermelo estão em risco