Incêndios: Chamas ameaçam entrar novamente em Castelo de Paiva

O presidente da Câmara de Castelo de Paiva, José Rocha, revelou pelas 18h30 à Lusa a possibilidade do incêndio em Arouca voltar a passar para o seu concelho, no lugar de Gondra.

Forest fire in Portugal

© Lusa

Lusa
30/07/2025 18:48 ‧ ontem por Lusa

País

Incêndios

"Temos situações pontuais de reacendimentos, sendo que no lugar de Gondra há uma situação que causa alguma preocupação com a possível junção do fogo que vem de Arouca do lado do lugar de Folgosinho", relatou o autarca, que precisou terem-se apercebido do perigo há cerca de uma hora (17h30).

 

Dado estar em curso as operações de rescaldo e vigilância do incêndio que desde segunda-feira lavra em Arouca e que passou ao início da tarde desse dia para Castelo de Paiva, o regresso das chamas impulsionado pelo incêndio no concelho vizinho foi "salvaguardada desde o primeiro momento", disse.

"Sim, havia meios no local e estão a ser reforçados para o combate", acrescentou o autarca.

Cerca das 09h00, em declarações à Lusa, José Rocha, indicou que a situação estava "mais controlada", acreditando que "se as condições ajudarem e se não houver nada de transcendente, hoje [o fogo] fica resolvido".

De acordo com informação disponível na página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 18h32 estavam mobilizados para este incêndio em Arouca 705 operacionais, apoiados por 251 viaturas e dois meios aéreos.

Leia Também: Incêndio que começou em Arouca sem frentes ativas em Castelo de Paiva

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas