Ponte da Barca pede ajuda e ação ao Governo. "Estou indignado, revoltado"

O pedido do autarca social-democrata surge depois vários apelos que tem vindo a dirigido ao Governo, sem sucesso, para reforço dos meios aéreos para combate ao incêndio que começou no sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Arouca, Aveiro, incêndios, fogos, bombeiros

© Octavio Passos/Getty Images

Lusa
30/07/2025 15:58 ‧ ontem por Lusa

País

Incêndios

O presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu esta quarta-feira ao Governo para acionar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil ou outros acordos bilaterais com outros países para combater o incêndio no PNPG.

 

"Falei com a ministra da Administração Interna. Pedi-lhe para acionar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil ou acordos bilaterais com Espanha ou com outros países que achar mais rápidos que ajudem a combater este flagelo, quer em Ponte da Barca quer no país", afirmou à Lusa, Augusto Marinho.

O pedido do autarca social-democrata surge depois vários apelos que tem vindo a dirigido ao Governo, sem sucesso, para reforço dos meios aéreos para combate ao incêndio que começou no sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

"É impossível combater este incêndio com apenas um meio aéreo. Esta frase diz tudo. Estou indignado, revoltado", afirmou à Lusa Augusto Marinho.

O Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia visa coordenar a resposta a emergências e desastres, oferecendo assistência a países afetados por catástrofes naturais ou de origem humana.

Ainda na manhã de hoje o presidente da Câmara de Ponte da Barca, no distrito Viana do Castelo, voltou a pedir reforço de meios aéreos para "salvar" a aldeia de Germil, com cerca de 40 habitantes, em risco de "ficar cercada" pelo fogo.

"As condições atmosféricas têm alterado. Já tivemos um grupo apeado que estava a combater as chamas, mas teve de recuar. Não está fácil. Há duas frentes próximo da aldeia. Tudo depende de como se vai comportar o tempo. Sinto um completo desespero e frustração. Estamos nesta situação desde sábado. São muitos dias", desabafou.

De acordo com o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 15:47 o fogo que deflagrou na noite de sábado mobilizava 410 operacionais, apoiados por 131 viaturas e oito meios aéreos.

O PNPG abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre), numa área total de cerca de 70.290 hectares.

Leia Também: "Tudo negro" e há negócios em risco devido a incêndio na Peneda-Gerês

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas