Fenprof entregou ao Ministério da Educação um guia para negociações

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) entregou hoje no Ministério da Educação um conjunto de documentos com matérias que pretende negociar, a começar por medidas para resolver o problema da falta de docentes nas escolas.

Greve de professores - Educação - Fenprof - Photo by Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

© Getty Images

Lusa
11/06/2025 13:56 ‧ ontem por Lusa

País

Fenprof

"O problema não só não se resolveu, como se agravou", disse aos jornalistas o secretário-geral Francisco Gonçalves, em conferência de imprensa realizada à porta do ministério, em Lisboa.

 

De acordo com a Fenprof, cresceu o número de horários sem colocação de professores: "Mesmo as medidas do plano 'Mais aulas, Mais sucesso', designadamente o recurso a horas extraordinárias, não só não permitiram diminuir o número de alunos sem professor, como até aumentou", afirmou o dirigente.

Esta será, por isso, a prioridade nas conversações que a estrutura sindical pretende iniciar com o Governo, através da "valorização urgente" do Estatuto da Carreira Docente, por forma a garantir o regresso de professores que abandonaram a carreira nos últimos anos e a atrair novos profissionais, além de manter os atuais.

A questão da precariedade continua também na agenda da Fenprof. "A média de idades dos professores que vincularam é de 45 anos, o número de anos de serviço, em média, desses professores é de 10 anos", acrescentou.

Francisco Gonçalves sublinhou que, no Ensino Superior, as taxas de precariedade são muito superiores, com mais de 50% de precários em funções nas universidades públicas, um número que sobe para 75% no setor privado.

"Na investigação, o número é de 90%. Tem de haver aqui claramente uma resposta a esta questão", defendeu.

A Fenprof levou hoje à tutela os documentos aprovados no congresso de maio, em que foi eleita a nova direção, e que constituem um guia reivindicativo para melhorar as condições de trabalho dos professores.

Leia Também: "Evolução negativa". Fenprof pede revisão do estatuto da carreira docente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas