Junho "abrasador"? Meteorologista prevê temperaturas 6 ºC acima do normal

No entanto, pode haver episódios de "aguaceiros, granizo, trovoada e outros fenómenos meteorológicos adversos" no primeiro mês do verão climatológico.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
28/05/2025 14:44 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

Meteorologia

O geógrafo Alfredo Graça, da Meteored Portugal, prevê que junho seja "abrasador", com temperaturas 6ºC acima do normal. No entanto, ao longo do primeiro mês do verão climatólogo poder-se-á registar também episódios de "aguaceiros, granizo, trovoada e outros fenómenos meteorológicos adversos".

 

Numa nota enviada ao Notícias ao Minuto, o especialista reaça que "a chuva no verão assume agora um carácter predominantemente convectivo (aguaceiros esporádicos, mas pontualmente fortes e irregulares na sua distribuição geográfica e intensidade, granizo e trovoada) e raramente um carácter atlântico".

Quanto à temperatura, "geralmente já é possível vestir roupa de manga curta em quase toda a geografia do Continente, embora, nalguns locais, as noites ainda sejam frescas ou frias, principalmente devido aos ventos do quadrante Norte (Nortada) que sopram do Atlântico".

As previsões dão assim conta de "temperaturas persistentemente acima da média climatológica de referência do mês de junho, ou seja, temperaturas abrasadoras".

A primeira quinzena de junho revela "as anomalias térmicas positivas mais acentuadas (tempo bastante mais quente do que o normal) nalgumas regiões do país, nomeadamente: distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja". Para os referidos distritos preveem-se temperaturas entre 3 e 6 ºC acima do normal.

Já para os Açores e Madeira vislumbram-se "anomalias térmicas positivas mais moderadas, provavelmente devido à sua insularidade e às brisas marítimas". Para as duas Regiões Autónomas portuguesas preveem-se temperaturas até 1 ºC acima da média climatológica de referência.

Apesar da Meteored prever "estados do tempo esporadicamente instáveis", como aguaceiros, trovoada e granizo, a tendência do tempo para junho é, na sua maioria, estável, seco e soalheiro.

Leia Também: Vale sempre repetir: Eis as medidas da DGS para se proteger do calor

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas