Situação tranquila no Algarve mas aumentam idas ao supermercado e bombas

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Algarve disse hoje que a situação na região é "tranquila", apenas com "algum aumento" do número de pessoas nos supermercados e nas bombas de gasolina.

Notícia

© Getty Images/Pedro Fiúza/NurPhoto

Lusa
28/04/2025 19:07 ‧ ontem por Lusa

País

Apagão

Loulé, Faro, 28 abr 2025 (Lusa) -- O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Algarve disse hoje que a situação na região é "tranquila", apenas com "algum aumento" do número de pessoas nos supermercados e nas bombas de gasolina.

"A situação é tranquila, com algum aumento dos fluxos nos supermercados, tendo a maior deles entretanto encerrado, e algumas filas nas bombas de gasolina", disse António Miguel Pina numa conferência de imprensa para fazer o ponto da situação da falha de energia que também afeta a região.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

Segundo António Miguel Pina, que também é o presidente da Câmara de Olhão e presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, o Comando Regional de Operações do Algarve reuniu-se pouco depois do início do "apagão" tendo concluído que há "três preocupações principais".

Em primeiro lugar o Hospital de Faro reportou a necessidade de abastecer o seu gerador com combustível até ao final do dia.

"Temos dois veículos para fazer o abastecimento seja do Hospital de Faro, seja no de Portimão, um pouco mais tarde", disse o autarca.

Em segundo lugar, "foi detetada alguma incapacidade" de abastecimento no sistema por parte da empresa Águas do Algarve.

Finalmente, vão ser colocados dois geradores até ao final do dia na Vila de Sagres, concelho de Vila do Bispo, para assegurar o abastecimento de água à povoação.

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Algarve assegurou que "a situação é normal" no Aeroporto Internacional de Faro, tendo esta infraestrutura uma capacidade de cinco dias para trabalhar autonomamente, com recurso a geradores.

"No aeroporto não há situação de alarme, tanto mais que o problema deve ser resolvido até ao fim do dia ou nas primeiras horas do dia seguinte", disse António Miguel Pina.

Quanto à situação nas escolas do distrito, o responsável assegurou que a sua "grande generalidade" manteve-se em funcionamento até ao final do dia, tendo todas elas distribuído o almoço aos alunos.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais disse hoje que é ainda impossível prever quando é que o fornecimento de eletricidade estará normalizado e alertou para a complexidade da operação de restabelecimento do serviço, que será feito gradualmente.

A meio da tarde, várias zonas dos distritos do Porto e de Santarém, pelo menos, estavam já com energia.

FPB // MDR

Lusa/Fim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas