Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Autoridades esperam por sonar lateral para ajudar nas buscas

As autoridades estão a aguardar a chegada de uma embarcação com sonar lateral para apoiar nas buscas para a encontrar o piloto e a aeronave que se despenhou na sexta-feira ao largo de Sagres, no Algarve, disse fonte da Marinha.

Autoridades esperam por sonar lateral para ajudar nas buscas
Notícias ao Minuto

14:31 - 13/09/14 por Lusa

País Sagres

As operações de busca foram retomadas hoje às 07:40 e "continuam sem novidades", com as equipas de socorro que já estavam no local a esperar agora pelo reforço desta embarcação, que conta uma tripulação de cinco elementos da Polícia Marítima (PM), disse à agência Lusa o comandante do Porto de Lagos, Carvalho Pinto.

"Aguarda-se a chegada de uma embarcação da Polícia Marítima com 'sonar lateral' para colaborar nas buscas, na tentativa de localização da posição aproximada da aeronave", disse a mesma fonte, precisando que os cinco elementos da embarcação esperada pertencem ao grupo forense de mergulho da Polícia Marítima.

O comandante Carvalho Pinto acrescentou que as condições climatéricas na zona "são boas".

As buscas haviam sido suspensas na sexta-feira, às 20:00, sem que as autoridades conseguissem "referenciar o local exato onde possa estar a aeronave, apesar de a procura ter incidido numa vasta área onde que se presume possa estar afundada a cabine do aparelho", disse na ocasião Carvalho Pinto.

O comandante do porto de Lagos frisou que, durante as buscas de sexta-feira, foram encontrados alguns objetos, nomeadamente calçado, documentos da aeronave e do tripulante e destroços do aparelho, como uma roda e fragmentos da fuselagem.

"Os destroços pertencem a uma aeronave, mas não encontrámos nada que [os] relacione com o aparelho desaparecido", disse Carvalho Pinto, acrescentando que os documentos de identificação "coincidem com os do aparelho e do piloto desaparecido, um homem de 74 anos".

A mesma fonte disse, também, desconhecer os motivos que originaram a queda da aeronave, "não se sabendo se o intenso nevoeiro que existia na zona teve alguma relação" com o acidente.

As buscas de sexta-feira incidiram numa área a cerca de uma milha (1.852 metros) a sul do Porto da Baleeira, em Sagres, onde se presume que esteja a aeronave, numa profundidade entre os 22 e os 30 metros.

O alerta para o despenhamento da aeronave foi comunicado pelas 11:20, pela tripulação do barco de pesca "Adriano José", que se encontrava a cerca de 60 metros do local.

O mestre da embarcação disse "que se apercebeu de algo a embater no mar, devido ao estrondo que provocou, tendo-se dirigido para o local onde avistou alguns objetos, como uma mala, diversos documentos e dinheiro". "Calculei que fosse uma aeronave e alertei de imediato a Polícia Marítima", destacou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório