Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Buscas para localizar aeronave retomadas no sábado

As buscas para encontrar o piloto e a aeronave que se despenhou hoje ao largo de Sagres, no Algarve foram suspensas às 20:00, sendo retomadas no sábado pela manhã, disse à Lusa fonte da Marinha.

Buscas para localizar aeronave retomadas no sábado
Notícias ao Minuto

20:43 - 12/09/14 por Lusa

País Sagres

De acordo com o comandante do Porto de Lagos, Carvalho Pinto, as operações vão iniciar-se na manhã de sábado, logo que as condições atmosféricas o permitam, eventualmente com o envolvimento de mergulhadores da Polícia Marítima.

"Hoje não conseguimos referenciar o local exato onde possa estar a aeronave apesar de as buscas terem incidido numa vasta área que se presume possa estar afundada a cabine do aparelho", disse Carvalho Pinto.

Aquele comandante frisou que durante o dia de hoje foram encontrados alguns objetos, nomeadamente calçado, documentos da aeronave e do tripulante e destroços do aparelho; uma roda e fragmentos da fuselagem.

"Os destroços pertencem a uma aeronave, mas não encontrámos nada que relacione com o aparelho desaparecido hoje com origem no aeródromo de Portimão", disse Carvalho Pinto, acrescentando que os documentos de identificação "coincidem com os do aparelho e do piloto desaparecido, um homem de 74 anos".

Segundo Carvalho Pinto, os motivos que originaram a queda da aeronave são desconhecidos, "não se sabendo se o intenso nevoeiro que existia na zona teve alguma relação".

As buscas incidiram ao longo do dia numa área a cerca de uma milha (1.852 metros) a sul do Porto da Baleeira, em Sagres, onde se presume que esteja a aeronave, numa profundidade entre os 22 e os 30 metros.

O alerta do despenhamento da aeronave foi comunicado pelas 11:20, pela tripulação do barco de pesca "Adriano José" que se encontrava a cerca de 60 metros do local.

O mestre da embarcação disse "que se apercebeu de algo a embater no mar, devido ao estrondo que provocou, tendo-se dirigido para o local onde avistou alguns objetos, como uma mala, diversos documentos e dinheiro".

"Calculei que fosse uma aeronave e alertei de imediato a Polícia Marítima", destacou.

Nas operações participaram um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea, o NRP Centauro e o salva-vidas Diligente da Marinha, além de um veículo da Polícia Marítima e do navio NRP Jacinto Cândido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório