Dois homens, com 53 e 58 anos, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na passada segunda-feira, dia 10 de junho, por serem "suspeitos de terem efetuado disparos para a via pública, onde se encontravam adultos e crianças em confraternização", em Lisboa.
Em comunicado, enviado às redações esta sexta-feira, a autoridade explicou que o incidente aconteceu ao final da tarde de segunda-feira, quando se encontravam "várias pessoas na via pública, incluindo crianças".
As pessoas foram "surpreendidas pelo som de um disparo" e conseguiram perceber quem tinha sido o autor, uma vez que o suspeito se encontrava "à janela da sua residência com uma caçadeira em punho".
Pouco tempo depois, os transeuntes viram um outro indivíduo a "abeirar-se da janela e a efetuar um novo disparo na direção" do grupo e decidiram chamar as autoridades.
Já no local, os agentes da polícia abordaram um dos suspeitos, que "terá proferido logo ameaças e injúrias" e resistiu "ativamente à sua algemagem". Nas costas deste suspeito, apareceu "um outro indivíduo munido de uma caçadeira na mão, conduzindo assim a uma abordagem de alto risco por parte dos polícias".
"Confrontados com a elevada resistência de ambos, estando aqueles ainda na posse de uma arma de fogo, houve necessidade de recorrer a técnicas de restrição e de mãos livres, resultando assim na algemagem dos dois suspeitos", explicou a PSP.
Durante a operação, foi apreendida uma caçadeira e 24 cartuchos. Dois dos cartuchos estavam "já deflagrados", fazendo com que não houvesse "dúvidas quanto à autoria dos factos, contribuindo ainda o testemunho de quem estava na via pública e que não teria dúvidas acerca de tal".
Após serem presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal da Comarca de Lisboa, o detido mais novo ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva e o mais velho de apresentações semanais.
Leia Também: Lisboa. Ativistas pró-palestiniana partem vidros do banco JPMorgan Chase