Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

Heliporto do Hospital de Lamego está certificado e pode ser utilizado

O heliporto do Hospital de Lamego obteve a certificação que autoriza a sua utilização para as operações de emergência, anuncia hoje a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD).

Heliporto do Hospital de Lamego está certificado e pode ser utilizado
Notícias ao Minuto

20:28 - 29/05/24 por Lusa

País Unidade Local de Saúde

A ULSTMAD informa, em comunicado, que o heliporto da unidade hospitalar de Lamego, distrito de Viseu, foi oficialmente certificado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operações de emergência médica.

"Esta certificação entra em vigor a partir de hoje, garantindo suporte para as operações de emergência médica helitransportada nesta região", realça a Unidade Local de Saúde que tem sede social em Vila Real.

Este certificado, explica, autoriza o heliporto a funcionar exclusivamente para operações de emergência médica, em condições de voo visual (VFR), por um período de três anos.

O Conselho de Administração da ULSTMAD congratula-se pelo que classifica de uma conquista, reiterando o compromisso de melhoria contínua na prestação de cuidados de saúde à população que serve.

A ULSTMAD é composta por três unidades hospitalares e 23 centros de saúde, contendo cinco polos de urgência.

Com esta atualização, passa a ter disponíveis e operacionais dois heliportos, designadamente na unidade hospitalar de Vila Real e na unidade hospitalar de Lamego.

Em maio de 2023, a Câmara de Lamego lembrou que "este equipamento nunca foi utilizado, devido à ausência da respetiva certificação obrigatória", o que levou o município a "exigir nos últimos anos, por diversas vezes, a sua abertura com caráter de urgência".

Na altura, o autarca Francisco Lopes considerou "incompreensível que, depois de um investimento de 42 milhões de euros no novo Hospital, a população do Douro Sul esteja à espera, desde 2013, pela entrada do funcionamento completo desta infraestrutura".

As declarações do presidente foram feitas em comunicado e a propósito do anúncio da realização de uma simulacro para que o heliporto pudesse receber a certificação da ANAC e ser utilizado, o qual se realizou a 02 de junho de 2023.

Leia Também: Lamego. Homem detido após abusar de menor de 12 anos em transportes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório