Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 24º

Marcelo apoia nova ONG Mundo Nôbu e recebe elogios de Dino D'Santiago

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou hoje o seu apoio à nova ONG Mundo Nôbu, fundada pelo músico Dino D'Santiago em conjunto com Liliana Valpaços, projeto que classificou como "uma mudança cultural".

Marcelo apoia nova ONG Mundo Nôbu e recebe elogios de Dino D'Santiago
Notícias ao Minuto

23:41 - 24/05/24 por Lusa

País Presidente da República

A Mundo Nôbu, organização sem fins lucrativos que pretende contribuir para uma maior representatividade de comunidades vulneráveis em diferentes setores da sociedade, foi hoje lançada no Hub Criativo do Beato, em Lisboa.

Depois de ouvir as palavras de apoio do chefe de Estado, Dino D'Santiago elogiou Marcelo Rebelo de Sousa, dizendo-lhe que "é o único Presidente que chega a qualquer país africano que se expressa na língua portuguesa e toda a gente quer ir conhecer, toda a gente quer abraçar, toda a gente quer comunicar com ele".

"Nós entendemos bem o porquê de ele precisar de coragem no que está a defender, porque nos representa a todos também como filhos da língua portuguesa. Por isso, obrigado pela sua luta", acrescentou o músico.

A cerimónia de lançamento desta ONG contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas.

Está previsto que a Mundo Nôbu - nome de um dos álbuns e de uma música de Dino D'Santiago - inicie a sua atividade em setembro, com um programa de intervenção comunitária intitulado "O teu lugar no mundo", envolvendo 160 jovens.

Para Dino D'Santiago, nascido no Algarve, filho de pais cabo-verdianos, este "é um sonho que nasceu de uma vontade de devolver à sociedade" aquilo que lhe foi proporcionado.

O músico afirmou que "o mundo não é igual para todos" e considerou que cada pessoa se deve responsabilizar pessoalmente pelo combate à discriminação.

Liliana Valpaços, licenciada em comunicação e mestre em gestão, contou que os dois voltaram de uma viagem aos Estados Unidos da América "com a certeza de que havia algo a fazer" depois de terem conhecido a organização Brotherhood Sister Sol, em Nova Iorque, em que se inspiraram.

A Mundo Nôbu arranca com parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Banco de Portugal, entre outras entidades.

Carlos Moedas defendeu que "o maior ativo de Lisboa é ser uma cidade de diversidade", lamentando: "Muitas vezes os atores políticos não percebem isso".

O Presidente da República encerrou a cerimónia advertindo que esta ONG vai exigir empenho constante dos seus fundadores: "Para correr bem, tem de ser uma paixão, e uma paixão é 24 horas por dia".

"É uma causa justa, importante para a nossa sociedade, começando por Lisboa, muito importante para Lisboa, mas é um importante para toda a sociedade portuguesa. É importante para a vossa vida, muda a vossa vida", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

Leia Também: Madeira. Marcelo espera que resultado permita aprovar Orçamento regional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório