Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

"Vantagens indevidas". PJ detém fiscais da Câmara Municipal da Figueira

Os arguidos exigiam contrapartidas monetárias para a realização de projetos de obras.

"Vantagens indevidas". PJ detém fiscais da Câmara Municipal da Figueira
Notícias ao Minuto

17:58 - 14/05/24 por Notícias ao Minuto

País PJ

A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois funcionários da Câmara Municipal da Figueira da Foz numa operação policial no âmbito de uma investigação de criminalidade económico-financeira. 

A operação, que levou a cabo várias buscas, culminou na detenção de dois fiscais dos serviços de fiscalização.

Segundo comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a investigação incide sobre a atuação concertada dos detidos e poderá estar em causa a "prática de crimes de corrupção e abuso de poder".

De acordo com os elementos recolhidos, os detidos, com responsabilidades diretas na fiscalização do cumprimento da legislação por parte dos munícipes, "terão solicitado e aceite vantagens indevidas para omissão da prática de atos relacionados com as suas funções".

O modo de atuação dos arguidos passava pela exigência de quantias monetárias na sequência de pressões no âmbito de procedimentos relacionados com projetos de obras.

As buscas agora realizadas permitiram a recolha de prova pessoal e a apreensão de prova de natureza documental e digital, refere ainda a PJ. 

A investigação contou com a colaboração dos serviços do município em causa.

Os detidos serão presentes ao competente Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, para realização do primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação

[Notícia atualizada às 18h04]

Leia Também: Venda de armas? Governo pede inquérito "urgente" a empresa na Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório