Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 19º

ASAE realiza operação nacional. Mais de 200 veículos fiscalizados

Ação está a decorrer em vários pontos do país, entre os quais a Ponte 25 de Abril.

ASAE realiza operação nacional. Mais de 200 veículos fiscalizados
Notícias ao Minuto

08:22 - 11/04/24 por Natacha Nunes Costa

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a realizar, esta quinta-feira, uma operação de fiscalização a operadores económicos em 50 pontos do país em simultâneo.

Um dos locais onde está a decorrer a operação é na Ponte 25 de Abril, no sentido Sul-Norte, onde estão a ser parados vários veículos de mercadorias.

À CNN Portugal, Luís Lourenço, inspetor-geral da ASAE, explicou que o objetivo "é fiscalizar transportes de bens alimentares e de outros tipos de bens" que possam estar em incumprimento e "garantir que os bens chegam aos consumidores em plenas condições", ou seja, controlar e verificar as condições de higiene e segurança alimentar das mercadorias (azeite, carnes, pescado, produtos de panificação, etc) em circulação.

Na ação estão empenhados 160 inspetores da ASAE, que estão a ser auxiliados pelas forças de segurança, GNR e PSP, tem lugar em todos os distritos e decorrerá durante todo o dia, terminando às 20h de hoje.

Cinco situações de infração

O mesmo responsável da ASAE revelou, entretanto, à Lusa que até às 8h foram inspecionados 250 veículos. "Até esta hora [8h] já foram fiscalizados 250 operadores e foram detetadas cinco situações de infração com contraordenação que tiveram a ver com a falta de controlo da temperatura em que os alimentos são transportados e falta de higiene", revelou Luís Lourenço.

Segundo inspetor-geral da ASAE, não houve apreensões porque as situações detetadas foram corrigidas e as condições asseguradas até ao retalho.

[Notícia atualizada às 08h57]

Leia Também: ASAE apreende 2.510 litros de óleo alimentar comercializados como azeite

Recomendados para si

;
Campo obrigatório