Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Em fim de semana "atípico", grávida teve de ser assistida a 30 km de casa

O mapa disponibilizado pelo SNS que prevê os horários de funcionamento indica que o Hospital S. Francisco Xavier, pertencente à ULS Lisboa Ocidental, aparece como estando aberto neste fim de semana. A grávida terá ligado para o hospital em causa por volta da hora de almoço, e o mesmo não terá dado resposta.

Em fim de semana "atípico", grávida teve de ser assistida a 30 km de casa
Notícias ao Minuto

18:32 - 31/03/24 por Notícias ao Minuto

País Grávida

Uma grávida terá sido encaminhada, no sábado, para um hospital que fica a 30 quilómetros de distância da sua residência, depois de uma ausência de resposta por parte do hospital que fica na sua área de residência.

De acordo com o que avança este domingo a CNN Portugal, tudo aconteceu na Área Metropolitana de Lisboa, com início em Alcântara, Lisboa.

A grávida, cuja residência será nesta área, tem como atribuído o Hospital S. Francisco Xavier, mas, segundo a imprensa, foi transportada por indicação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), para o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, na Margem Sul.

O portal disponibilizado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que apontava qual o horário dos Serviços de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia não está a funcionar este domingo, por volta das 18 horas.

Já no mapa disponibilizado pelo SNS que prevê os horários de funcionamento indica que o Hospital S. Francisco Xavier, pertencente à ULS Lisboa Ocidental, aparece como estando aberto. Segundo a CNN Portugal, a grávida terá ligado para  o hospital em causa por volta da hora de almoço, e o mesmo não terá dado resposta.

Contactada pelo Notícias ao Minuto, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde referiu que este fim de semana tem sido "atípico em termos de procura por parte de grávidas, algumas das quais em trabalho de parto, nos Serviços de Urgência de Obstetrícia (SUO) de hospitais da Grande Lisboa e periferia".

"O aumento de procura e, consequentemente, o excesso de ocupação, num ou noutro SUO levou o INEM a acionar o modelo de referenciação hospitalar, transferindo grávidas para as unidades mais libertas", indica a entidade, acrescentando que  é desta forma "que funciona a referenciação e trabalho em rede em caso de necessidade".

Segundo o que a Direção do SNS indica, "o protocolo para os picos de maior procura está, desde ontem, a ser cumprido por parte do INEM e, contrariamente ao que tem vindo a público, todas as grávidas encontraram a resposta de que necessitavam, nomeadamente nas unidades hospitalares de São Francisco Xavier, de Vila Franca de Xira, Leiria, Abrantes e Barreiro (Grande Lisboa e periferia)".

A entidade reconhece ainda "alguns constrangimentos por força da maior procura", garantindo que todos os SUO previsto para este fim de semana estão efetivamente "em atividade".

Notícias ao Minuto já tentou contactar o INEM, assim como o Hospital do Barreiro e  Hospital S. Francisco Xavier, mas até ao momento ainda não foi possível obter resposta.

Leia Também: Loures. Hospital não está a receber grávidas transportadas em ambulâncias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório