Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Rede de transportes públicos em Aveiro reforçada a partir de 1 de abril

Os transportes públicos em Aveiro vão aumentar significativamente, principalmente à noite e fins de semana, a partir de abril, com mais 160 horários, 50 novas paragens e dois novos autocarros para operar duas novas linhas urbanas, foi hoje anunciado.

Rede de transportes públicos em Aveiro reforçada a partir de 1 de abril
Notícias ao Minuto

15:47 - 20/03/24 por Lusa

País Aveiro

Segundo a operadora AveiroBus (Transdev), as duas novas linhas urbanas agora criadas -- linha Centro Azul e linha Centro Verde -- vão ter um total de 42 paragens e oferecer, cada uma, um total de 34 horários entre dias úteis e fins de semana.

Fonte da empresa concessionária do serviço público de transportes de passageiros (rodoviários e fluviais) referiu que todos os pontos de interesse do centro da cidade vão passar a ter uma oferta maior, estando garantida a passagem de um autocarro a cada 40 minutos nas paragens, durante a semana.

As linhas já existentes também vão ser reforçadas com 92 novos horários e oito novas paragens. Nestas linhas, o principal incremento será no período noturno, entre as 21:00 e as 24:00, e nos fins de semana, sendo que neste caso a oferta irá duplicar de volume.

Segundo o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, a criação destas duas novas linhas que irão percorrer o centro da cidade tem como objetivo diminuir o fluxo automóvel nas zonas mais centrais de Aveiro.

Para além disso, o autarca referiu que há uma aposta na melhoria das condições nas deslocações entre casa e o trabalho, com o aumento do número de carreiras no início e no final do dia.

Este reforço da oferta dos transportes representa um investimento de 250 mil euros por parte da Transdev, com a aquisição de dois novos veículos e a contratação de mais 14 motoristas, e um aumento em cerca de meio milhão de euros do valor pago anualmente pela Câmara, no âmbito de uma adenda ao contrato de concessão assinado com a empresa.

Nos dois primeiros dias da operação, 01 e 02 de abril, as viagens nas duas novas linhas urbanas serão gratuitas para que a população possa testar o serviço.

Leia Também: Há um novo programa para incentivar à utilização dos transportes públicos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório