Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 19º

Piscina Maravedi em Gaia concluída em 2026 após obras de 8,9 milhões

A obra da piscina municipal Maravedi, infraestrutura fechada desde 2019 no centro de Gaia devido a fissuras na estrutura do tanque, deverá ficar concluída em 2026 após um investimento de 8,9 milhões de euros, foi hoje revelado.

Piscina Maravedi em Gaia concluída em 2026 após obras de 8,9 milhões
Notícias ao Minuto

11:20 - 15/03/24 por Lusa

País Obras

A proposta de adjudicação de uma empreitada que deverá arrancar no primeiro semestre deste ano será discutida e votada na reunião da Câmara de Vila Nova de Gaia de segunda-feira.

De acordo com a proposta à qual a Lusa teve acesso, o executivo votará a distribuição de encargos do valor adjudicado pelos anos 2024 (965 mil euros), 2025 (5,4 milhões de euros) e 2026 (3 milhões de euros).

"A obra deverá, assim, ter início ainda no primeiro semestre de 2024, prevendo-se a sua conclusão para 2026", apontou a autarquia em informação remetida à Lusa.

A piscina foi fechada em 2019 com mais de 1.700 utentes a serem encaminhados para outros equipamentos do concelho devido a fissuras na estrutura do tanque.

Detetado este problema, a autarquia optou por demolir a piscina original e construir uma nova, mantendo o esqueleto do edifício.

Em janeiro do ano passado, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, recordou a "via-sacra pela qual o projeto tem passado".

"Os pareceres técnicos davam à reabilitação, por exemplo em termos de eficiência energética, uma pequena valorização. Por isso avançámos para um projeto de raiz e vamos fazer uma piscina de raiz. O projeto demorou muito tempo, mas está muito bem feito. O rigor dos pareceres técnicos exigiu tempo", disse o autarca.

Já na informação agora divulgada, a Câmara de Gaia, no distrito do Porto, descreve que "este processo teve início com a constatação, pelos serviços municipais, de que, apesar de todos os esforços desenvolvidos, as fragilidades impostas pela utilização intensiva deste equipamento ao longo dos anos não permitissem que fosse possível colmatar as inerentes patologias, quer do ponto de vista da manutenção do edificado, como da vulnerabilidade do equipamento eletromecânico obsoleto, que originava custos de exploração avultados".

Foi então decidido "criar no concelho um equipamento inovador e economicamente sustentável, tendo capacidade para dar resposta transversal a todas as faixas etárias e a um maior número de pessoas".

O projeto inclui três tanques, balneários e uma área 'fitness'.

O tanque principal, com 25 metros de extensão e 17,50 metros de largura, terá oito pistas de natação semiolímpicas, enquanto os outros dois tanques destinam-se a crianças.

A área da piscina terá capacidade para receber 338 pessoas.

Já a zona 'fitness' foi estruturada para uma utilização simultânea de 69 utilizadores.

Soma-se uma zona de estacionamento com uma área de 1.000 metros quadrados, dividido por dois pisos, um deles coberto.

"A nova Piscina de Maravedi pretende, assim, contribuir para o desenvolvimento de atividades de caráter lúdico, recreativo e desportivo, como a realização de exposições, conferências e diferentes acontecimentos culturais e sociais", conclui a autarquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório