Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Seis casos de dengue registados em Portugal até 5 de fevereiro

O número de casos desta doença endémica no Brasil tem vindo a aumentar ao longo dos anos, tendo sido notificados 136 infeções em Portugal entre 2015 e 2023.

Seis casos de dengue registados em Portugal até 5 de fevereiro
Notícias ao Minuto

10:36 - 08/02/24 por Daniela Filipe

País Dengue

Foram registados seis casos de dengue em Portugal até ao dia 5 de fevereiro deste ano, segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Cinco destas infeções foram importadas do Brasil, seguindo uma tendência registada noutros anos, em que foram detetados casos originários sobretudo de países da África subsariana e da América do Sul.

"Observa-se, cumulativamente, uma maior proporção de casos no grupo etário entre os 25 e 54 anos", salientou a DGS, numa nota explicativa enviada ao Notícias ao Minuto.

O número de casos desta doença endémica no Brasil tem vindo a aumentar ao longo dos anos, tendo sido notificadas 136 infeções em Portugal entre 2015 e 2023. Se em 2021 foram registados sete casos, este valor subiu para 14, quatro dos quais importados do Brasil, em 2022. Por seu turno, foram reportados 40 casos em 2023, 11 também importados daquele país sul-americano.

A entidade sublinhou que "os surtos ocorrem nas épocas de temperaturas mais altas, com o aumento da incidência entre janeiro a junho", havendo "picos habitualmente entre abril e maio".

"O aumento do número de casos no Rio de Janeiro levou o município/prefeitura a declarar estado de emergência, motivando a participação comunitária no controlo do vetor. Ao mesmo tempo, estão a decorrer as primeiras campanhas de vacinação contra a dengue, com vacinas ainda não distribuídas a toda a população", recordou ainda o organismo.

Desde 2012 que os mecanismos de partilha de informação sobre doenças transmitidas pelo género Aedes têm sido reforçados em Portugal, tendo em conta a presença da espécie Aedes aegypti na Região Autónoma da Madeira e da espécie Aedes albopictus nas regiões do Algarve, Alentejo, Norte e Lisboa e Vale do Tejo.

Os sintomas da infeção podem incluir febre, calafrios, cefaleia, dor retro-orbitária ao movimento dos olhos, dor dorsal, dor lombar e prostração acentuada, de acordo com a DGS. Os viajantes que apresentem este quadro clínico deverão contactar o SNS 24 (808 24 24 24) ou consultar o médico, referindo a viagem recente.

Leia Também: OMS considera surto de dengue no Brasil um "desafio significativo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório