Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Nove detidos em flagrante por furto de mais de 700kg de azeitona em Moura

São seis homens e três mulheres, com idades entre os 20 e os 42 anos.

Nove detidos em flagrante por furto de mais de 700kg de azeitona em Moura
Notícias ao Minuto

11:28 - 16/01/24 por Notícias ao Minuto

País Furto

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve em flagrante delito, no sábado, nove pessoas por furto de azeitona, no concelho de Moura, distrito de Beja. Os detidos são seis homens e três mulheres, com idades entre os 20 e os 42 anos.

Foram apreendidos 733 quilos de azeitona, bem como "diverso material relacionado com a colheita", e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moura.

Em comunicado, a GNR explica que as detenções resultaram de uma denúncia de furto de azeitona, na sequência da qual localizaram e intercetaram os suspeitos "enquanto realizavam a colheita de azeitona, sem o consentimento do proprietário do olival".

"A GNR relembra que a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival, poderá configurar crime contra o património", lê-se no comunicado, em que os guardas asseguram ainda que "no intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR continuará a desenvolver ações de policiamento de proximidade e de fiscalização".

Para tal, a GNR promete empenhar "militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da Unidade de Segurança e Honras de Estado e da Unidade de Ação Fiscal, ao longo de todo ano de 2024, com o propósito de evitar crimes contra o património em propriedades agrícolas, e de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas".

Esta ação "contou com o reforço dos militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS)".

Leia Também: GNR detém 11 pessoas e apreende 680 quilos de azeitona furtada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório