Meteorologia

  • 14 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 21º MÁX 31º

"Reviravolta". Matilde é uma das 'bebés do ano' (e nasceu na A23)

A recém-nascida vem juntar-se a uma "família numerosa" e a situação foi uma "reviravolta de filme", dado o incêndio que aconteceu nas últimas horas na maternidade no Hospital de Abrantes.

Notícias ao Minuto

18:57 - 01/01/24 por Notícias ao Minuto

País Nascimento

Uma das 'bebés do ano' é a pequena Matilde, que quis esperar pelo novo ano para vir juntar-se a uma família "numerosa", na região do Médio Tejo.

"A ''bebé do ano'' não nasceu nas quatro paredes da nossa maternidade em Abrantes. Veio ao mundo a bordo da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) da ULSMT de Torres Novas, com o apoio da equipa da Viatura Médica de Emergência Rápida (VMER) da ULSMT de Abrantes e dos Bombeiros Voluntários de Minde, no nó da Zibreira, em plena A23", começa por explicar o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

A unidade sublinha que tanto a mãe como a recém-nascida estão bem e que o parto foi "muito rápido", e aconteceu ao nascer do dia, por volta das 7 horas. Às 41 semanas de gestação, a mãe, Ana Patrícia Lebre, deu à luz a menina, que pesou 3.045 kg.

O parto aconteceu pelas mãos do médico Carlos Boto e da enfermeira especialista Anabela Pereira e também com o apoio do técnico de emergência pré-Hospitalar Cláudio Gaspar

Matilde torna-se assim a 'bebé do ano' de 2024 em toda a região do Médio Tejo, a primeira da história da recém-criada Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULSMT), unidade que "nasceu hoje com a maior das alegrias, preparada e motivada para prestar os melhores cuidados à população".

"O incêndio que ontem deflagrou no Bloco de Partos da Maternidade de Abrantes confrontava-nos com o facto que, este ano, não haveria ''bebé do ano'' na região do Médio Tejo. Mas, como numa reviravolta de um filme, com muita emoção e o inesperado à espreita, a 'cegonha' decidiu visitar-nos a 1 de janeiro de 2024", detalha ainda.

Incêndio deflagra na maternidade do Hospital de Abrantes. Não há feridos

Um incêndio deflagrou ao início da tarde de hoje no piso da maternidade do Hospital de Abrantes, devido a uma avaria num equipamento informático, não existindo vítimas a registar, disse à agência Lusa fonte da proteção civil.

Lusa | 14:30 - 31/12/2023

Segundo a unidade, a mãe já foi transferida após o parto, com a sua bebé, para uma enfermaria de internamento no Hospital de Leiria.

Matilde é a segunda filha de Ana Patrícia Lebre, mas vem juntar-se a uma família numerosa - já que é a quinta filha de Francisco Nunes, "que assistiu no exterior da viatura de emergência ao insólito nascimento. Com irmãos entre os dez e os 26 anos, a pequena Matilde vai ser agora a mascote da sua família, ainda para mais com a grande aventura do seu nascimento para recordar."

"Também na ULSMT o nascimento de Matilde vai para sempre marcar a história da instituição, mostrando que a população pode confiar no Serviço Nacional de Saúde (SNS)", nota ainda.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: SNS com nova organização este ano para facilitar acesso de utentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório