Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Passagem de Ano na Figueira da Foz? Tenha muito cuidado com o mar

A Autoridade Marítima Nacional deixa alertas e conselhos.

Passagem de Ano na Figueira da Foz? Tenha muito cuidado com o mar
Notícias ao Minuto

20:55 - 29/12/23 por Notícias ao Minuto

País Autoridade Marítima Nacional

A Capitania do Porto da Figueira da Foz deixou um alerta, para o período do Ano Novo, dando conta da previsão de agravamento das condições meteo-oceanográficas, a partir da madrugada do dia 31 de dezembro de 2023 até ao final do dia 1 de janeiro de 2024.

"Chama-se a atenção para a previsão de ondulação de noroeste, que apresentará um período largo, o que significa que transportará bastante energia e que poderá atingir os 4 metros de altura durante o período referido", alerta um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Devido a este agravamento, devem ser consideradas medidas de prevenção por todos aqueles que se encontram ou possam frequentar as áreas junto à orla costeira.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional recomenda o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas nos portos e marinas, das que se encontram nos fundeadouros previstos para a área de jurisdição da Figueira da Foz, bem como, evitar passeios perto da zona de rebentação, nas praias (com especial enfoque no período de lançamento do fogo de artifício), nos molhes, esporões e outras zonas de pedra e rocha junto à orla costeira.

A entidade alerta também para a necessidade de precaver a proteção das infraestruturas, tais como bares e restaurantes, que estarão mais vulneráveis no caso de se verificarem galgamentos, prestando especial atenção aos períodos da preia-mar.

Face às previsões, o mar poderá alcançar zonas que, aparentemente, parecem seguras.

"Em particular, tratando-se do período da passagem do ano, com o costume da ocorrência de algumas atividades junto à orla marítima e mesmo no mar, nomeadamente a prática do primeiro banho do ano, devem todas as pessoas cancelar a organização e participação nestas atividades", pode ainda ler-se.

Por fim, a nota dá conta de que a prática da barra do Porto da Figueira da Foz, irá sofrer os "condicionamentos entendidos como necessários e adequados", tendo em vista a segurança das embarcações e dos seus tripulantes.

Leia Também: São cerca de 190 os centros de saúde com 'porta aberta' no Ano Novo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório