A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, no passado dia 26 de novembro, um homem, de 35 anos, fortemente indiciado da prática de dois crimes de roubo, na forma tentada, praticados junto a um caixa ATM, na freguesia dos Arrifes, no concelho de Ponta Delgada, nos Açores, e outro na zona das caixas de um supermercado da mesma freguesia.
Em comunicado, a PSP explica que, no passado dia 23 de novembro, o suspeito dirigiu-se para junto de uma caixa ATM, "no exato momento em que a vítima, uma mulher, procedia ao levantamento de dinheiro da sua conta bancária".
"Abordou-a de súbito, ostentando uma navalha na mão, com a lâmina aberta, em direção à vitima. Sob ameaça de que lhe espetava a navalha, deu ordens para que a mesma digitalizasse o código secreto e lhe entregasse dinheiro", lê-se.
A mulher, "apesar de aflita e do pânico que a situação lhe causou, conseguiu simular que procedia ao respetivo levantamento e desse modo fugir do local, no preciso momento que passava por lá uma outra pessoa".
No seguimento de um conjunto de diligências de investigação realizadas, "foi possível localizar, identificar e deter fora de flagrante delito, o autor suspeito do referido crime, de 35 anos e com um longo cadastro criminal".
O homem "já havia sido anteriormente condenado a 14 anos de prisão, pela prática de vários crimes, entre eles o de roubo. Saiu em liberdade condicional em 2021, depois de ter cumprido 12 anos de prisão".
A PSP identificou ainda o suspeito "como autor de um outro crime de roubo na forma tentada, praticado no interior de um hipermercado na zona da freguesia dos Arrifes e de diversos crimes de furto em pequenos supermercados de Ponta Delgada".
O homem regressou a um estabelecimento prisional, "decorrente da medida de coação que o juiz de Instrução lhe aplicou neste novo processo, aguardando o seu desenrolar em prisão preventiva".
Leia Também: Popular testemunha assalto a loja e alerta PSP. Dupla foi detida